Se você trabalha com marketing, precisa saber o que é facebook ads e como usar essa ferramenta a seu favor.
Está cada dia mais difícil obter resultado sem gastar dinheiro em anúncio, esse é um dos principais motivos para você aprender o quanto antes a usar ads.
O facebook é a maior rede social da atualidade, com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.
No Brasil há mais de 110 milhões de usuários, metade da população brasileira esta conectada ao facebook.
Por isso você precisa aprender a usar essa ferramenta com as melhores estratégias da atualidade.
Facebook ads
Facebook ads são anúncios vinculados a plataforma do facebook. Com esses anúncios feitos da forma correta você pode alcançar um numero extraordinário de pessoas.
Existem 10 tipos de anúncios, são eles:
- Reconhecimento da marca:
O propósito é alcançar pessoas que tem ligação com seu produto, podendo assim contribuir para o reconhecimento da sua marca.
- Alcance:
O propósito é você alcançar o máximo de pessoas ligadas ao seu Nicho, controlando a intensidade que seus anúncios são mostrados.
- Tráfego:
O propósito é direcionar o tráfego do facebook para páginas externas. Landing pages, download de ebook, conhecer outros produtos e ofertas.
- Instalação de aplicativos:
O propósito aqui é direcionar o público para a instalação de aplicativo, caso você tenha algum aplicativo.
- Conversões:
O propósito é parecido com o do tráfego, mas este analisa o índice de conversão dos anúncios com métricas mais solidas.
Você pode adicionar um pixel do facebook na página de obrigado, assim saberá quantas pessoas concluíram a compra.
- Visitas ao estabelecimento:
Se você possui loja física, o facebook ads te possibilita fazer um anúncio onde você pode estipular o raio de alcance.
Através da geolocalização, o facebook indentifica pessoas dentro do raio de alcance e mostra seu anúncio para elas.
- Vendas do catalago de produtos:
Se você possui uma variedade de produtos, esse tipo de anúncio vai mostrar para seu público alvo.
- Geração de cadastro:
O propósito desses anúncios é a captura de leads, aqui você poderá conseguir todos os dados de contato do seu público.
- Visualizações de vídeo:
Os vídeos atualmente estão sendo mais vistos que os posts comuns, então é uma ótima forma de anúncio.
O propósito aqui é você fazer um vídeo com algum conteúdo rápido e uma chamada para ação.
- Envolvimento:
Dentro do objetivo envolvimento, você tem três opções:
- Envolvimento com a publicação:
Essa te permite impulsionar suas publicações através do gerenciador de anúncios.
Excelente forma para aumentar o número de comentários, curtidas e compartilhamentos do seu post.
- Curtidas da página:
Como o nome já diz, essa te permite receber um numero maior de curtidas.
O próprio facebook adcionará um botão para o público curtir a publicação.
- Participações no evento:
Trata-se de promover um evento criado no facebook através do anúncio.
A grande vantagem é que sempre que você adicionar algum conteúdo, as pessoas irão receber uma notificação.
O que você precisa saber para anunciar no facebook ads
O facebook tem políticas de privacidade muito rígidas, então para poder anunciar você precisa aprender o que é permitido dentro da plataforma.
Recomendo que você leia as políticas e os termos de uso.
Conceitos para criar anúncios
Público/segmentação:
Sempre que você criar um anúncio, o facebook permite que escolha o público que quer atingir.
Além de permitir selecionar diversas segmentações e especificações, para você conseguir filtrar ao máximo seu público.
como por exemplo:
- Localização (país, estado, cidade e até mesmo região do seu endereço);
- Idade;
- Gênero;
- Idiomas;
- Diversos outros dados demográficos como: relacionamento, formação, ocupação, domicílio, afinidade étnica, geração, pais, política e acontecimentos (algumas dessas segmentações funcionam somente nos Estados Unidos)
- Interesses (pelo que sua audiência se interessa, gostos, costumes);
- Comportamento (dispositivos que usam para acessar, sistemas operacionais, comportamento de compra, etc);
- Conexões (alcance pessoas que tenham um tipo de conexão específica com sua página, aplicativo ou evento).
Muito importante você entender o comportamento do seu público-alvo, a fim de fazer uma segmentação adequada para as suas campanhas.
Com isso, você otimiza seus investimentos, uma vez que os recursos serão direcionados no alvo correto, melhorando o resultado e propõe uma comunicação adequada ao público-alvo.
O Facebook desenvolveu uma ferramenta chamada Facebook Audience Insights. Através dela você poderá criar o seu público com o auxílio da ferramenta, e ela te mostrará dados relevantes e os interesses em comum do seu target.
Orçamento e programação
Orçamento conta com duas modalidades: o orçamento diário e o vitalício.
Orçamento diário:
nessa modalidade você indica ao facebook quanto pretende gastar por dia, e pode programar quando começa e termina o anúncio.
Orçamento vitalício:
nessa modalidade você indica ao facebook quanto pretende gastar no anúncio total, seja em um dia ou em vários dias programados.
Você pode definir se o anúncio será otimizado para CPM (Custo por mil impressões) ou CPC (Custo por clique).
CPM costuma ter um investimento menor a cada mil visualizações, entretanto é ideal apenas para anúncios de reconhecimento de marca.
Com o CPC, embora tenha um custo mais elevado por clique, o facebook irá se preocupar em entregar os anúncios a pessoas mais propensas a clicar ou engajar. O CPC é ideal caso seu objetivo seja envolvimento com o público.
ROI
É muito importante você analisar os resultados da sua campanha constantemente com o objetivo de identificar se ela está te trazendo resultado ou não.
O ROI (retorno sobre investimento) é o conceito que você precisará analisar frequentemente para saber se está valendo a pena ou não o anúncio.
Todo anúncio que você faz deve ser unicamente pensando no ROI
Fonte:
https://lidermarketingdigital.com/facebook-ads-tudo-que-voce-precisa-saber/